APRENDIZ DE TROPEIRO

O Programa Didático-Pedagógico “Aprendiz de Tropeiro”, criado em 2006, com o cunho de proporcionar uma vivência de um dia de Tropeiro, na prática das lides tropeiras, compreendida da partida ao pouso. Realizado na área Rural da Histórica Cidade da Lapa, a imersão contempla a ligação com a natureza  e a rica História do Tropeirismo. Os estudantes em um percurso, tal qual este homens faziam nos séculos XVIII  e XIX, compreendendo da partida, paradas e pouso campeiro. Além das sensações táteis, há a experiência gastronômica, experimentando a “comida de tropa”. Sucedendo o roteiro, há a aula-show, com o preparo do “Tropeironoff”, o estrogonofe Tropeiro, com degustação. Logo em em seguida é servido o almoço e no período seguinte é feito o city tour no Centro Histórico lapeano. 

 

ECOSSISTEMA MANGUEZAL – INSTITUTO GUAJÚ – GUARATUBA

Atua na preservação dos ecossistemas do litoral paranaense, desenvolvendo práticas voltadas à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Oportunidade ímpar de contato com o Ecossistema Manguezal e espécie rara da Ave Guará.

 

 

      CHÁCARA ARCANJO RAPHAEL 

A vivência neste espaço Proporcionara prática pedagógica com as crianças em contato com a natureza, lições de formas de alimentação saudável, despertando a conscientização ambiental;Estimular a percepção tátil, das diferentes sensações através dos passeios e experiencias vivenciadas dentro do “Caminho dos Sentidos. A conscientização ambiental no Passeio Ecológico ocorre de forma lúdica, com mediação educativa nos ambiente de Horta; Composteira;Contato com os animais;Caminho dos Sentidos;Aula de Culinária;Artesanato com materiais reciclados.

                 

     APRENDIZ FERROVIÁRIO

O Programa Didático- pedagógico “Aprendiz Ferroviário” É uma imersão na rica história da ferrovia
paranaense, como também aborda as linhas educativas, de educação patrimonial, educação para o trânsito e segurança nos trilhos.