Roteiros: Meliponário
Meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão de vários tipos.
Conhecidas popularmente como abelhas sem ferrão ou abelhas nativas ou indígenas, essas abelhas possuem ferrão atrofiado, não conseguindo utilizá-lo como forma de defesa. Uma vez que não possuem o ferrão, as abelhas nativas podem ser usadas com segurança na polinização de espécies vegetais cultivadas no ambiente doméstico.
No Brasil são conhecidas mais de 400 espécies de abelhas sem ferrão que apresentam grande heterogeneidade na cor, tamanho, forma, hábitos de nidificação e população dos ninhos.
A extinção dessas espécies causará um problema ecológico de enormes proporções, uma vez que as mesmas são responsáveis, dependendo do bioma, pela polinização de 80 a 90% das plantas nativas no Brasil.
Assim, o desaparecimento das abelhas causaria a extinção de boa parte da flora brasileira e de toda a fauna que dependa dessas espécies vegetais para alimentação ou nidificação.
A criação dos meliponídeos deve ser realizada com responsabilidade para evitar a extinção das abelhas e, a médio e longo prazo, a extinção da flora e fauna que dependem direta ou indiretamente desse importante agente polinizador. Que só trazem benefícios em prol da biodiversidade do planeta. As abelhas são sem dúvidas os polinizadores mais importantes.
A Educatour tem um projeto maravilhoso para as Escolas que tenham interesse em levar seus alunos numa imersão desse mundo das abelhas sem ferrão. 
Entre em contato conosco!
Roteiros: Meliponário