CURITIBA- ORIGENS

Domínio Público

O roteiro refaz a história de Curitiba, desde suas origens, levando in loco os estudantes inicialmente ao Parque Histórico da Vilinha, onde os aventureiros garimpeiros, subiram a Serra do Mar e estabeleceram o primeiro núcleo populacional da então vilinha, depois transferida para o atual Centro de Curitiba. A ideia é fazer uma imersão nas nossas raízes, passando pelas dois locais de fundação, o Parque ás margens do Rio Atuba e ao Setor histórico, abordando a importância dos rios e dos povos originários na gênese da Capital.

               – Visita ao Parque Histórico da Vilinha

               – Deslocamento para o Marco Zero no Centro 

               – Visita guiada no Setor Histórico 

                 Inclui: 

               – Transporte 

                – Seguro

                – Guia de Turismo Credenciado 

 

TOUR ÉTNICO EM CURITIBA 

 

O Setor Histórico de Curitiba, compreendido do Alto ao Baixo São Francisco, celebra as mais variadas etnias, através das edificações e da cultura material que olhamos em nosso redor. Árabes, Italianos, Poloneses, Ucranianos, Portugueses, Espanhóis, Alemães, compõe um vasto panorama neste espaço urbano da Capital. com nosso Guia de Turismo e Historiador especializado, este walking tour pela Curitiba Histórica, torna-se uma aula de campo obrigatória para os estudantes que abordam esta temática em sala de aula.

  Inclui: 

               – Transporte 

                – Seguro

                – Guia de Turismo Credenciado 

 

 

ENTRE RIOS E NASCENTES 

Curitiba e inteiramente marcada pelos seus rios, que contam sua história e nos sensibiliza para a educação ambiental. Entender a importância das águas para a Metrópole curitibana é de vital importância, sobretudo quando apresentado para as novas gerações. 

                              Roteiro: 

                           – Parque Nascentes do Rio Belém 

                            – Parque e Horto Barreirinha 

                            – Parque São Lourenço 

                           – Passeio Público 

                             Inclui:

                            – Transporte  

                            – Seguro 

                           –  Guia de Turismo credenciado.

 

           POTY LINHAS E TRAÇOS 

Este roteiro se propõe a apresentar as obras de Poty Lazzarotto, este representante do Paraná nas artes plásticas no Mundo. Mais de um roteiro se faz necessário para contemplar sua vasta produção em Curitiba, de diferentes períodos de sua criatividade, como O concreto e o painel de azulejos.                                       

                                       ROTEIRO 1 – Centro, Centro Cívico  e Alto da XV 

                                       – Painel da Travessa Nestor de Castro 

                                      – Painel da Praça 29 de Março 

                                      – Painel do Palácio Iguaçu 

                                      – Painel do Teatro Guaíra 

                                      – Painel da Praça das Nações – Caixa d’água. 

                                      – Painel do Ferroviário – Praça Isaac Lazzarotto 

                                     Inclui: 

                                    – Transporte 

                                     – Seguro

                                     – Guia de Turismo Credenciado 

                      

 

      POTY NA INTIMIDADE 

 

Visita ao “Vagão do Armistício”, uma réplica do restaurante de sua família, onde o seu dom foi descoberto. Localizado no Cartório do Cajuru, de propriedade de seu irmão, há uma mediação contando suas origens e obras. 

Roteiro:

                             – Transfer ao  Cartório do Cajuru – Avenida Affonso Camargo. 

              Inclui: 

               – Transporte 

                – Seguro

                – Guia de Turismo Credenciado 

 

 

                  SENSAÇÕES E AROMAS  

O Jardim Botânico de Curitiba, ícone da imagem Curitibana, além de estufas belíssimas, com plantas de nossa flora, possui um canto mágico: o Jardim das Sensações. Criado em 2008 com a intenção de fazer a integração e a inclusão do visitante com a natureza por meio dos sentidos, com os olhos vendados. O passeio sensorial percorre um caminho de 200 metros com plantas nativas, aromáticas e medicinais. As plantas são identificadas também em braile e os monitores ficam à disposição para o esclarecimento de dúvidas e explicações mais detalhadas. Fazem parte do cenário, ainda, canteiros e uma cachoeira, além de uma instalação do programa Jardins de Mel com abelhas mirins, sem ferrão.

                   Inclui: 

               – Transporte 

                – Seguro

                – Guia de Turismo Credenciado 

 

       ZOOLÓGICO DE CURITIBA 

Foto: Daniel Castellano. 

Localizado no Parque Municipal Iguaçu, o Zoológico Municipal de Curitiba é um importante centro de lazer e conexão com a natureza por meio da contemplação.

Além de local de manutenção, sob cuidados humanos, de animais impossibilitados de viverem livres na natureza, o Zoo contribui para a conservação da fauna, por oferecer condições de reprodução para animais nativos, e por servir de porto seguro para espécies de aves migratórias. Desenvolve ainda importantes trabalhos de educação ambiental e possibilita a realização de pesquisas visando a conservação da biodiversidade.

       Inclui: 

               – Transporte 

                – Seguro

                – Guia de Turismo Credenciado 

       

 

             PASSEIO PÚBLICO

Além de mais antigo, o Passeio Público é o parque mais central de Curitiba, com implantação e equipamentos em torno do verde de diversas espécies nativas e exóticas. O espaço, de destacada beleza, une tradição e modernidade, harmonicamente.  Chegou a ser conhecido como Jardim Botânico e foi também o primeiro zoológico da cidade. 

No Passeio Público, carvalhos e ciprestes centenários se harmonizam às paineiras e jacarandás mimosos, abrigando sob sua copa a vivência de sabiás, tico-ticos e canários-da-terra. Também há coleirinhas, chupins, pica-paus, sanhaços, pombos, além de majestosos cisnes e garças brancas em desfile por um dos três lagos, que é só deles.

Olhando com atenção o visitante vai descobrir um ‘caminho de colmeias de abelhas sem ferrão’, formado espontaneamente, na vegetação. Em oito árvores vivem colônias das espécies jataí e boca-de-sapo, que não atacam nem ferroam as pessoas. As abelhas sem ferrão não só se alimentam de néctar e pólen, como produzem mel e também polinizam a vegetação.

A visita ao centenário parque, não só é uma aula de ciências da natureza, como também de História, pois conta uma parte do início da urbanização curitibana.Um local icônico para trabalhos interdisciplinares, com mediação interna.

Inclui: 

               – Transporte 

                – Seguro

                – Guia de Turismo Credenciado 

 

 

CURITIBA MODERNA E CÍVICA 

Com início na Praça 19 de Dezembro, contamos a História da Cidade Moderna, passeando pela Arquitetura Modernista dos anos 1950, chegando aos Poderes Legislativo e Executivo e Judiciário  com visita mediada. 

   

  Inclui: 

               – Transporte 

                – Seguro

                – Guia de Turismo Credenciado 

 

        REGIÃO METROPOLITANA 

               

               LAPA E NATUREZA

HISTÓRIAS, SABORES E CONTEMPLAÇÃO 

Colônia Marienthal – Colônia do Município da Lapa, que mantém viva a tradição cultural e material dos “Alemães do Volga”, germânicos que viveram na Rússia por volta de cem anos. Os primeiros imigrantes chegaram em 1878, todos muito devotos de Maria. Por isso, decidiram batizar as terras com o nome ‘Marienthal’, que no idioma alemão significa vale de Maria: terra de renovação, de esperança e vida nova! 

Painel Tropeiros – Na entrada principal da Cidade, localiza-se o Painel “Monumento ao Tropeiro”, de autoria do artista plástico Poty Larazzarotto. É o único na Região dos Campos Gerais a possuir técnica construtiva de mosaico.  

Centro Histórico – A Lapa é modelo no Paraná, no que se refere a preservação do Patrimônio Histórico arquitetônico edificado. Construções dos séculos XVIII, XIX e XX, convivem em perfeita harmonia. A cidade soma com o casario mais de dez locais de visitação, cada canto com um pedacinho da História.  

 

Lapa natural – Por ser área de transição do Planalto de Curitiba com os grandes campos limpos e ondulados, a Lapa é o princípio dos Campos Gerais, tendo a Escarpa Devoniana como um celeiro de belíssimos cenários. O município, com sua imensidão territorial proporciona cachoeiras, grutas e paisagens ímpares. 

          ROTEIRO 

7:00 h – SAÍDA DE CURITIBA 

8h30 min. – CHEGADA NA COLÔNIA MARIENTHAL 

10:00 h. – PARADA NO MONUMENTO AO TROPEIRO 

10h15 min. – INÍCIO DO ROTEIRO NO CENTRO HISTÓRICO 

12:00 h. – ALMOÇO  

13h30 min.  –  RETORNO AO CENTRO HISTÓRICO 

15h30 min. –   DESLOCAMENTO PARA ÁREA NATURAL 

                        (PARQUE DO MONGE) 

17:00 h – Retorno para Curitiba 

Inclui:     – Transporte;  

                 – Seguro; 

– Ingressos de Museus;

               – Guia Credenciado Especializado.