O que é Turismo Educacional

O QUE É TURISMO EDUCACIONAL

O turismo educacional, também conhecido como turismo pedagógico ou escolar, tem como objetivo transportar o conhecimento teórico, assimilado em sala de aula, para a realidade, oferecendo ainda momentos de descontração e sociabilização. O turismo educacional é um dos meios utilizados pelas escolas como fonte de enriquecimento cultural e pedagógico, pois permite aos alunos estar em contato com o objeto de estudo, desenvolvendo, assim, uma visão crítica sobre o mundo que os cerca.

 Além disso, o turismo pedagógico gera um círculo de relações sociais, econômicas e culturais interligadas. Proporcionando uma interação entre os envolvidos (alunos, professores e comunidades locais) ampliando e enriquecendo as maneiras de pensar e de atuar. Durante uma viagem as pessoas se mostram e criam maneiras para que se conheçam melhor, além de desenvolverem valores como a cidadania e a solidariedade.

 Em termos de interdisciplinaridade, não há uma técnica melhor que o estudo do meio, pois os alunos têm a oportunidade de ver e perceber o conjunto e não cada assunto separadamente. Com o contato direto e interligado entre os recursos naturais, históricos, culturais e sociais, os alunos podem assimilar e questionar as várias situações vivenciadas fora dos limites da escola. E é justamente isso que propõe a educação moderna, uma vez que exige novos cenários e novas experiências, visando a formação integral do ser humano.

 Engana-se quem pensa que o turismo educacional é uma mera excursão. Isso porque as atividades envolvem o aprendizado e têm horizontes bem mais amplos que uma simples saída cultural para um museu ou parque.

Além disso, a atividade turística é considerada uma das mais nobres atividades de lazer. Cabe ressaltar que as viagens possuem em si três níveis bastante úteis ao processo educativo. São eles: a fase anterior à viagem, na qual é despertada a curiosidade pelos locais que serão visitados; a viagem em si, que permite a integração com o meio e um conhecimento mais detalhado sobre as suas peculiaridades; e, a fase posterior, a qual dá a oportunidade de estímulo à continuidade do intercâmbio entre os participantes e membros  do local visitado, bem como a montagem de exposições de fotos e trabalhos a respeito dos temas de maior interesse.

 “A aprendizagem é mais rápida e duradoura se for agradável e satisfatória em si mesma, e as melhores experiências educacionais assumem uma natureza lúdica” (PARKER, 1978:112).

O que é Turismo Educacional